Ser Verdadeiro

God said:

Não dissimules. Não faças declarações que não são. Pensas que criaste harmonia quando dizes a um funcionário de vendas que voltarás mais tarde quando a verdade é que não tens intenção de voltar mais tarde? O que te faz pensar que por te pronunciares sobre a verdade estás a ser amável, ou talvez penses que estás a ser esperto?
Não tens que voltar mais tarde. Não és obrigado. Quão mais amável serias se dissesses que vais continuar a procurar. Não leva mais palavras. Pensaste que era mais simpático da tua parte dizer que voltarias? O que estavas a pensar? Mentira é mentira. Dá verdade ao outro e não te enganes a ti próprio.

O vendedor tem experiência suficiente para saber que não vais voltar. E então fazes do funcionário de vendas ser falso com o seu sorriso e a abanar a sua cabeça.

Estás a ser como o homem que diz à mulher, “Eu ligo-te,” quando não está interessado.

Tu és alguém que nunca devia dizer uma mentira, e, porém, quando dissimulas, estás a mentir e não há necessidade disso. Estamos a falar de vivência diária. Sê admirável. Fala a verdade suavemente.

É como se estivesses a pôr algo em cima de alguém, como se, por uma vez na tua vida, tens a vantagem. Tu não tens que ser um Rei ou Rainha com poder e nunca tens que enganar por fingimento.

É mais gentil que os outros saibam onde se encontram. É melhor para ti seres verdadeiro. Com a verdade tu abres portas. Com mentiras, tu fechas portas. É desagradável rebaixares o outro e a ti mesmo com mentiras.

Isto é algo básico ao qual Nos estamos a referir. É escorregadio o que Nos estamos a referir. Faz as tuas palavras coincidirem com a verdade. Não faças falsas promessas. Não há nem necessidade nem virtude.

Existem muitas maneiras das quais podes fazer o mundo um melhor lugar. Dissimulação não é um deles. Eludir a verdade não é uma virtude. Não é amável. Não é uma benção. É uma inverdade.

Por vezes dizes algo, e, naquele momento, tu dizes com intenção ou pensas que tens essa intenção. Então, longe da situação, vês de uma maneira diferente. Quando o teu coração não está mais onde estava, não evadas. Abre. Caso contrário, tu fechas.

Se és um estudante e tens um professor que não gostas, não é da tua competência deixar o professor saber. Isso é desnecessário. E então tu perguntas-te, ao ser educado, não estás a ser falso? Serias falso se tu bajulasses o professor pelo qual não dás valor. Boas maneiras são cortesia comum. Não é mais cortês ser mal educado do que é cortês falar aquilo que não é verdade.

Faz as tuas promessas se tornarem realidade, ou não prometas. Faz as tuas palavras terem substância. Isto é bom para as pessoas com quem interages. É de extrema importância para ti. Acima de tudo, é a ti próprio que não queres enganar.

Tu não te vês como alguém que lidaria com falsidade e porém tens lidado falsamente. Uma vez é demais. Por favor sê fiel contigo próprio e com a integridade da tua palavra. É uma bela coisa estar na tua verdade. Não te enganes a ti próprio. Faz da tua palavra válida. Não suportes as pessoas para cima. Não faças uma marcação a não ser que a cumpras.

Leva uma bandeira de honestidade perante ti.

Translated by: Nuno Avó

 

Your generosity keeps giving by keeping the lights on