Sê Alegre na Companhia Das Tuas Crianças

God said:

Diversão não é uma parte sem importância na tua vida. É uma parte essencial da tua vida. É suposto as crianças terem divertimento. É suposto a vida ser divertida. Como é, as crianças são por vezes criticadas por se divertirem como se o propósito de tu criares as tuas crianças fosse oprimi-las.
Se Eu fosse dar conselhos aos pais, Eu diria:

Divirtam-se com os vossos filhos. Tu, o progenitor, passa um bom tempo. Esta é uma altura primorosa com o teu filho. Não virá de novo.

Este é um golpe duplo, porque enquanto te divertes, tu garantes que o teu filho também se diverte.

Quando tu e o teu filho se divertem juntos, tu estás a educar bem o teu filho. Não precisas de pensar com tanta firmeza em relação a educar os teus filhos. Quando os teus filhos se divertem e desfrutam contigo, tu estás a educar bem os teus filhos. Eles irão ouvir-te e respeitar-te, por sua vez, sê amoroso e gracioso contigo próprio e com toda a gente.

Tu estás a apresentar os teus filhos ao mundo. Faz do mundo um sítio amigável para os teus filhos e eles conhecerão afabilidade.

Tu não estás a mimar o teu filho por permitir-lhe felicidade.

Enquanto progenitor, tens que sair da ideia que o teu filho tem que ser a criança melhor comportada em casa ou fora. Tu não estás a mimar o teu filho ao aceitá-lo e amá-lo. Isto não é deixar o teu filho fazer tudo o que quer. Dá ao teu filho a liberdade de ser feliz.

Quando o teu filho põe a mão fora do seu carrinho para tocar em tudo no supermercado, tu não tens que dizer um grande NÃO a ele. Diz-lhe os nomes das coisas em que ele toca. Enquanto segues, diz-lhe os nomes das coisas que vê. Ele pode apontar e tu podes dizer-lhe os nomes. Mais tarde podes retribuir. Podes apontar e ele pode dizer o nome.

No que toca ao fogão quente que ele não deve tocar, em vez de dizeres Não, diz, Quente. No que toca a atravessar a estrada, segura a mão do teu filho e diz: “É assim que atravessamos a estrada.”

Isto é interação. Isto é calma. Isto é amor. Participa no mundo do teu filho. Como tratas o teu filho, também irá o teu filho te tratar. Isto não é servir em demasia a criança. Servir em demasia o teu filho é uma ofensa. Consegues ver isso? Servir em demasia o teu filho pode ser para tua facilidade. Podes estar a por à distância a tua responsabilidade.

Olha, sai da ideia que tu tens que ser um progenitor perfeito. Sai da ideia que tens que ter um filho perfeito.

Envolve o teu filho à medida que vão juntos pela vida. Envolve. Tu tens experiência na vida. O teu filho não tem. O teu objetivo não é subjugar o teu filho. O teu objetivo é educar o teu filho para a felicidade e como seguir no mundo. Deixa o teu filho aprender e divertir-se. Diversão é um dos maiores presentes que podes dar ao teu filho.

E tu ficarás feliz por estar na companhia do teu filho como ele está na tua. Educar não é disciplinar. É partilhar. Tu e o teu filho podem também partilhar paz e tranquilidade. O teu filho está sempre a pedir gentilmente que o apresentes ao mundo e às suas maneiras.

Pensa mais acerca de amor e menos acerca de regras e menos acerca de perfeição. Podes educar uma criança de maneira que ele não deva ser mandão ou arrogante. O oposto de arrogante não é tolerante – porém porque discutirias com uma pequena criança? Educar o teu filho não é suposto ser uma batalha. Não é um ato militar. É suposto ser amor no seu maior sentido. Educar o teu filho não se destina a mostrares as tuas competências parentais na tua vizinhança. “Desta maneira, cachorrinho,” é o que dizes quando queres que o teu pequeno filho venha contigo.

É para tu encorajares a imaginação do teu filho.

Torna um prazer estares na companhia do teu filho. Torna um prazer para o teu filho estar na tua companhia.

Translated by: Nuno Avó

 

Your generosity keeps giving by keeping the lights on