A Falar Por Ti Próprio

God said:

Pelo bem da boa educação, podes nem sempre dizer o que estás a pensar. Queres ser gentil, e não sabes como ser agradável e também falares o que realmente pensas. Isto pode ser um conflito para ti. Não queres ser indelicado, e também não queres os teus sentimentos deixados pelo caminho.
Para aqueles de vocês que se encontram equivocados, a vida no mundo, a vida é muito curta para abrirem mão dos vossos próprios sentimentos para pôr os sentimentos dos outros à frente dos vossos. Não tens que jogar a linha de menor resistência. Tu não tens que te contradizer e dizer o que pensas que as outras pessoas querem que tu digas. Nem sempre tens que concordar com o que os outros querem de ti ou com o que pensas que eles querem.

Claro, se estás fora no meio do público, e a tua amiga pergunta-te se gostas do vestido que ela está a usar – ela está a usá-lo, no fim de contas, então, sim, sê discreto. Mesmo se não gostas de vê-la com o vestido, diz algo que realmente gostas, como a cor.

No entanto, como te sentes tem impacto em ti e na tua vida, o que te faz pensar que tens que andar com rodeios? Se desejas não participar em algo, não tens que participar. Diz o que sentes. Por quanto tempo irás fugir em dizer o que é importante para ti? Pela maior parte da tua vida na Terra?

Primeiro que tudo, as outras pessoas não são feitas de vidro. Tu não tens que ter medo de magoar ou ofender ninguém. Não há percentagem nisso. Ou a percentagem para ti pode ser apenas insatisfação contigo próprio e com o teu amigo ao longo do caminho.

Eu compreendo que queres ser gentil. Ao mesmo tempo, podes ser honesto.

Ser uma pessoa direta quando importa não é ser rude. É ser honesto. É simplesmente dizer o que sentes. Não tens tu direito a dizer o que sentes tanto como qualquer outra pessoa?

Eu compreendo que desejes ser amável. Não estamos a falar de rudeza. Estamos a falar de tu dizeres o que sentes honestamente. Porque alguém é feliz com algo de uma certa maneira não significa que tenhas que ser feliz com isso quando te diz respeito. Conceder aos sentimentos dos outros só pode ir até certo ponto.

Da mesma maneira, alguns outros tendem a passar por cima dos sentimentos das outras pessoas. Eles podem passar por cima dos teus sentimentos.

Algumas destas ocorrências que experimentas que te causam um certo sofrimento o que quer que faças pode muito bem ser o resultado de teres andado com rodeios demasiado tempo. Perdes oportunidades de dizeres o que era teu para dizer. Pões a tua honestidade de lado. O que transmitiste era obscuro, talvez desonesto. Tu negligenciaste-te a ti próprio.

Absolutamente, sê direto ao falares. Ao que te leva concordar com tudo quando, no teu coração, tu não concordas com tudo? O que há de tão errado em relação a dizeres algo como o seguinte muito antes de uma crise surgir:

“Sabes, Eu vejo esta situação de maneira diferente.”

Isto não é indelicado. É honesto. Estás aberto para discussão. Ter pensamentos e sentimentos ao aberto é uma coisa boa. É uma maneira natural de lidar na vida. Muitas das Minhas crianças podem ter sufocado esta naturalidade em troca de agradar os outros.

As tuas decisões na vida não são todas baseadas em gentileza ou rudeza. Quando um funcionário de vendas dá-te o troco errado, tu dizes. Há algo de errado nisso?

Porque jogarias fora a tua perspetiva de uma consideração errada pela perceção dos outros? Se a verdade seja dita, tu jogas fora a tua verdade para salvar os teus próprios sentimentos. Tu apenas gostas de pensar que és o bom da fita, porém, ao lidar com amigos como Nós estamos a falar aqui, podes ser tão bom como um provocador a guardar segredos. Guardar segredos e apaziguar os outros não é favor para ninguém. O ato de guardar segredos é como atirar areia aos olhos de alguém.

Dada uma escolha – e tu tens escolha – em demasiadas circunstâncias, atirar areia aos olhos de alguém é indelicado, e ser sincero é amável.

Translated by: Nuno Avó